Total de visualizações de página

sábado, 9 de fevereiro de 2013

POR CELINA CÔRTE - MORTES PELO ÁLCOOL



Dra. Celina Côrte Pinheiro - Médica e Presidente da SOBRAMES-CE
 
                                               MORTES PELO ÁLCOOL

Publicado no DN (JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE) em 11.03.2012
DEBATES E IDEIAS
 
O Ceará encontra-se em segundo lugar em mortes por alcoolismo, superado apenas por Minas Gerais, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. Esta realidade trouxe-me a lembrança de um fato presenciado em remota noite de Natal. Convidados à casa de um amigo para festejarmos a data, assistimos à cena de um pai que oferecia cerveja à filha de apenas dois anos e exultava com a receptividade da criança. "Vejam só como ela gosta de cerveja!" dizia o pai irresponsável.

Relacionamo-nos com bebidas alcoólicas como se fosse uma grande brincadeira, sem perigos reais, posto que lícitas. Sua devastação é poderosa e causa óbitos em diferentes contextos. Afora as mortes decorrentes de doenças do álcool, muitas outras ocorrem no trânsito, por conta do mesmo vilão, sendo notificadas como decorrentes de politraumatismos, traumatismo craniano etc.. A bebida se esconde sob o manto da morte e não aparece nas estatísticas que seriam ainda mais contundentes. Em muitos lares, as bebidas alcoólicas compõem a decoração. Não percebemos que ali pode estar o primeiro convite à iniciação de jovens ainda imaturos. Nas ruas, o acesso fácil às bebidas também contribui bastante com a proliferação de dependentes, embora a lei impeça a venda para menores de 18 anos. Ingenuidade nossa acreditarmos que a burla não ocorra com facilidade. No Ceará, o uso do álcool se inicia cedo entre crianças e jovens. A fiscalização é insuficiente.

Está na hora de revermos os parâmetros familiares e sociais para lançarmos um olhar mais realista e crítico a certas convenções que nos soam naturais. O investimento em políticas públicas sérias com foco na família, na escola e no treinamento de profissionais é urgente. Refletirmos sobre a sociedade em que estamos inseridos, como nos comportamos, nossos hábitos, nossas atitudes e tudo que decorre disso é um bom exercício de cidadania. Muitos adultos jovens, insistentes em combinar álcool e direção, morrem e matam no trânsito, mesmo antes de se tornarem dependentes do álcool!

                                                     Celina Côrte Pinheiro

2 comentários:

  1. Celina, parabéns! Mil vezes parabéns! Gostaria de ter escrito um texto como o que vc escreveu. Para mim, o álcool é a pior das drogas, pois além de matar destrói pessoas e lares. EU FAÇO A MINHA PARTE, NÃO BEBO E NEM COMPRO BEBIDA ALCÓOLICA. ACORDA MUNDO!

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha fiel amiga e colaboradora,
    Muito obrigada! Há quem reclame da falta de profundidade na forma de tratar o tema, mas no jornal vc nao pode se prolongar à vontade e treina para dizer tudo com 1600 caracteres com espaço. Antes tínhamos 1900 caracteres com espaço. Depois reduziram para 1600. Atrair e seduzir o leitor é uma arte. Aos domingos temos um margem maior para cerca de 2000 caracteres... Muita inspiração e, sobretudo, transpiração.

    ResponderExcluir