Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

POR MARTINHO RODRIGUES - NOVO-TEMPO

Dr. Martinho Rodrigues - Médico e Membro da SOBRAMES-CE

                                                 NOVO-TEMPO

 Em Novo-Tempo serei criança:
 Nenhum gorjeio ou bosque ser-me-á estranho,
 Qualquer cachoeira ou riacho
 Há de refrescar meu corpo e saciar-me a sede.

 Em Novo-Tempo serei marceneiro:
 Em pinhos e mognos
 Hei de esculpir sonhos e esperanças
 Com as ferramentas da paciência e da obstinação.

 Em Novo-Tempo serei jardineiro:
 Antes que os colibris despertem,
 Acolherei as rosas, dedilharei a terra
 E afagarei as sementes do amanhã!...

 Em Novo-Tempo serei médico:
 Atento às intempéries do corpo e da alma,
 Saberei preservar em cada um dos meus atos profissionais

A pureza da criança
A determinação do marceneiro
A sensibilidade e a leveza das mãos do jardineiro.   
                                       
                                                                                         Martinho Rodrigues

6 comentários:

  1. Que lindo texto!! Todos sonhamos com esse Novo-Tempo que para uns se chama Cidade Azul, para outros Aquela Cidade, depois da ponte do Rio Pardo, uma casa de campo onde se possa reunir os amigos leais...
    Texto cheio de ternura. Adorei...

    ResponderExcluir
  2. Dr. Martinho, impossível não deixar um comentário sobre esse poema que revela sua alma, suas atitudes e dedicação. Suas mãos de marceneiro de esperanças e jardineiro de de bons sentimentos deixaram fluir toda a leveza revigorante de sua alma neste poema que revela sua peculiar sensibilidade. Que bom encontrá-lo aqui. Minha eterna gratidão e admiração.

    ResponderExcluir
  3. Ontem, fiz um comentário que não foi finalizado, infelizmente. Hoje, fazendo um resumo do que escrevi ontem, digo que o poema me emocionou por evidenciar uma sensibilidade ímpar. abraço. anamargarida

    ResponderExcluir
  4. DO FACE BOOK

    Curtir:
    Bete Simões, Olavo Magalhães, Fátima Marrocos Fontenelle e outras 3 pessoas (Airton Ferro, alfredo Magalhães e Edna Arruda) curtiram isso.

    Comentários:
    Fátima Marrocos Fontenelle Magnífico! Tenho uma especial admiração por Dr. Martinho Rodrigues. Além de médico dedicado e atencioso que cuidou de minha mãe, um ser humano ímpar. Não pude deixar de comentar o poema, ana, embora o blog seja essencialmente para médicos. Há muito tempo não o encontrava. E eis, hoje, essa maravilhosa surpresa!
    há 8 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Ana Margarida Arruda Rosemberg Não, Fátima Marrocos Fontenelle. O Blog é de médicos escritores do Ceará, mas para todos. E muito nos honra os comentários de todos. Principalmente de pessoas tão especiais como vc. Alíás, vamos postar textos de outros escritores.Isto só nos enriquece. bj
    há 37 minutos · Editado · Curtir

    Bete Simões Ana, fiquei emocionada, Dr. Martinho era médico da minha mãe, ia na nossa casa pra vê-la, realmente um ser humano ímpar!!!Beijos saudosos
    há 14 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    ResponderExcluir
  5. Meu querido mestre Dr. Martinho, a ciência, a poesia e arte lhe fazem muito bem. Tenho cá comigo um livro seu - A poética do afeto - que gosto muito. Recomendo o livro aos namorados.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado a todos, meus amigos, fico lisonjeado com o carinho de todos vocês, são palavras que me emocionam e incentivam a ser cada vez melhor como médico, um pouco poeta, e como pessoa.

    ResponderExcluir