Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POR WILLIAM HARRIS - INSTANTES

Dr. William Moffitt Harris - Médico e Membro da SOBRAMES-CE


INSTANTES
ou      Se eu pudesse viver novamente a minha vida...

NADINE STAIR

(EUA, 1902 – 1988)

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeita. Relaxaria mais.

Seria ainda mais tola do que tenho sido; na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênica.

Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a mais lugares aonde nunca fui, tomaria mais sorvete e comeria menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.

Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos. Não a perca agora.

Eu era uma dessas pessoas que nunca ia à parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuvas e um paraquedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalça no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo...

Nota: Tendo em vista que esta versão de Instantes fosse erroneamente atribuída a Jorge Luis Borges, poeta argentino, e sua autoria retificada para Nadine Stair pelo ex-acadêmico Moacyr Scliar (RIP) da ABL, fiz as necessárias mudanças a fim de haver concordância gramatical com relação às palavras perfeito (2º período), tolo (3º período), higiênico (4º período) e descalço (11º período). WMH
 

WILLIAM MOFFITT HARRIS

SOBRAMES – SP, 15/07/2004 – 168a Pizza Literária (no Bonde Paulista)


Sugiro a leitura, para melhores informações, da crônica de minha autoria, sob o título “Alguns esclarecimentos sobre INSTANTES e mais um pouco sobre Jorge Luis Borges (1899-1986)”, publicada no BLOG da SOBRAMES-CE de fevereiro de 2013. O leitor terá, assim, uma visão adequada da polêmica existente em torno do texto acima, identificado por muitos como de autoria de Jorge Luis Borges. Vale à pena examinar a pesquisa por mim realizada com o intuito de dirimir dúvidas a respeito do tema. (WMH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário