Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2013

POR AIRTON FERRO MARINHO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08/03/13)


Dr. Airton Ferro Marinho - Médico e Membro da SOBRAMES-CE

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08/03/13)

                Maravilhosas e indispensáveis mulheres: não podemos nem poderemos prescindir de vós, nem de vos amar  e vos agradecer vossas participações em nossa vida, desde a nossa concepção e gestação, quando fomos abrigados e alimentados de vosso sangue por 9  incômodos e longos meses., nutridos  com vosso leite maternal, com  muito cuidado, carinho, com vosso instinto maternal, dando-nos calor no vosso regaço, até   irmos ganhando segurança e confiança em nós mesmos. Somos dos mamíferos uma das espécies mais frágeis e indefesas no  início de nossa vida..
                Mulheres física e aparentemente frágeis, algumas vezes desnutridas, raquíticas, esquálidas, mas que se agigantam na defesa de sua prole. Mães que dividem com os filhos o alimento, até a bisnaga de pão ou mesmo deixam de se alimentar para primeiro satisfazer a fome e saciar a sede dos filhos, doando com vossas mãos o pouco de alimentos. Mulheres que trabalham duramente para garantir o sustento da família, muitas vezes sozinhas, assumindo a direção do lar e da família, haja vista, o caso das mães-solteiras e viúvas pobres.
               Mães devotadas no seu mister, que dão abrigo, colo, calor humano que só vós tendes, que aconselham, que oram, pedindo ajudas divinas diante das dificuldades e intempéries da vida. Mães pacientes, que sofrem caladas nos momentos amargos ao longo de vossa trajetória, passando noites insones acalentando os filhos doentes ou mesmo dando a mama de 3 em 3 horas, ao longo de dias, semanas e meses. Mulheres heroínas e até massacradas e açoitadas ipsis litteris, quando o filho ou os filhos procuram marginais e se entregam ao uso de drogas, como: marijuana, crack, cocaína e bebidas alcoólicas, que clamam aos céus pelos dependentes químicos, muito dos quais se tornam dependentes químicos destas drogas, quando vendem seus pertences e os objetos de casa para adquirir tais substâncias que geram o vicio. Vendem a roupa, sapatos, televisores, celulares, rádios, toca-CDs dos carros, rodas, aros, pneus e até o próprio carro ou o de seus familiares, bujões de gás de cozinha e muitos outros objetos e utensílios  que estiverem ao seu alcance, preocupando-vos quando dependentes e marginalizados, passando dias sem dar noticias; dormindo ao relento, sobre os bancos das praças, debaixo de viadutos, onde se deitam sobre papelões, debaixo das marquises, nas calçadas de igrejas e fazendo uso e negociando drogas ( na gíria; com os aviões,  laranjas etc ).Muitos destes dependentes de drogas ilícitas e matadoras, muitas vezes, são executados pelos chefes daquelas ou pela Polícia Militar. Além de usuários e viciados entram em negociação irreversível, geralmente, passando a praticar vários tipos de delitos.: roubos, homicídios, patricídios, matricídios,  parridídios, fratricídios. uxoricídíos , que terminam sendo executados como “acertos de contas” pelos traficantes-chefes ou pela Polícia Militar. No período de abstinência, tornam-se agressivos,  violentos, agitados, não comem, nem dormem. De um modo geral, destroem os lares. Ainda são um desafio à Medicina e à Ciência. Estes drogados são também chamados de adictos. Desafiam à Medicina, à Polícia Militar, à família, à Sociedade, até mesmo os CAPSs, quando são por estes acompanhados  e até as  Entidades Comunitárias Rurais Terapêuticas, dirigidas na maioria por religiosos de várias igrejas, onde há também as Entidades Particulares, com médicos enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, formando uma equipe multidisciplinar..
              Mesmo assim, assistidos e mantidos internados nestas Unidades Terapêuticas, eles fogem ou interrompem o tratamento que geralmente é em torno de 6 meses a 1 ano para desintoxicação. Muitas vezes são levados compulsoriamente pelas equipes de resgate que os levam de surpresa ou na marra para as colônias agrícolas, um tanto afastadas  das cidades. Lá, cumprem a Disciplina com orações, tarefas físicas como capinar, varrer a área que são geralmente sítios, aguar plantas, cozinhar, levantar paredes e muito aconselhamento, às vezes com uso de medicamentos, principalmente quando há  concomitância de outras doenças, como : esquizofrenia, hipertensão, diabete, depressão etc. 
              Quanto ao pagamento por cada adicto, varia de 800 a R$3.000, 00 por mês e a permanência é de 6 meses  a 1 ano. Há, porém as recidivas, voltando a estas colônias benfeitoras. Mulheres-mães que sofrem tudo isto com os filhos alcoólatras, ladrões, punguistas, assaltantes, sequestradores, estupradores, serial killers e praticantes de outros crimes hediondos. Sofrem também estas heroínas, quando têm filhos deficientes físicos e mentais, dando total assistência, aumentando suas preocupações, tarefas e devotamento a estes entes e talvez com maior desvelo, amor, carinho, chegando ao ágape.    
Por vezes, ficam a imaginar o filho ou a filha nas baladas, com namoros desrespeitosos e que utilizam bebidas alcoólicas, ficando mais vulneráveis aos namoros indecorosos, podendo perder a virgindade e sujeitas a gravidezes indesejáveis, ou estupros. Pensam em acidentes do trânsito, infrações do DETRAN, brigas, assaltos etc. Mulheres vítimas de agressões pelo marido ou ex-marido, podendo chegar as assassinato. Boas namoradas, noivas corretas, boas esposas ou companheiras que nos dão carinho e amor, que levantam nossa autoestima, que nos incentivam e nos ajudam nas despesas domésticas, que com sua feminilidade, com aquele jeitinho, com um toque de sua criatividade e virtuosidade, chegamos a dizer a estes benditos anjos, como o fez Napoleão Bonaparte:” Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!” e que eu diria: “Ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher!”
O’ Carinhosas, recém- saídas do banho, mulheres fresquinhas, perfumadas, sensíveis, que com sua intuição feminina, nos ornamentam a vida, amenizam nossos sofrimento e nossas dores, nos levantam a autoestima, nos dão afeição, sexo e companheirismo, que nos ajudam a tirar os espinhos de nossa jornada e que povoam nossa imaginação, enfim, mulheres confidentes e cúmplices,que nos encorajam e que têm atividades em  em todas as profissões e estão ao lado do homem. O’ mulheres de garra, O’ verdadeiras leoas, resistentes à dor; O’ mulheres amantes, por vezes incondicionalmente, que nos iluminam e alegram a nossa vida. O’ curvas maravilhosas, belas e sensíveis em que predominam o coração e a ternura, que nos despertam a libido e o amor!
*       Parabéns,  o’ entes maravilhosos, no Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário