Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2013

POR: CELINA CÔRTE - MEU PAI


Dra. Celina Côrte Pinheiro - Médica e Presidente da SOBRAMES-CE

       
 MEU PAI

Nasci de pai e mãe, acontecimento comum no passado. Tive-os presentes, perto de mim, acontecimento já não tão comum assim...
De minha mãe, aprendi boas noções de gastronomia e cuidados com as lides do lar. De meu pai, mistura de advogado, engenheiro, comerciante, atleta, aprendi as coisas da vida. Aprendi também a conciliar trabalho e lazer, sem culpa. Sempre o admirei por seus diferentes saberes não adquiridos através da educação formal, mas de sua inteligência e autodidatismo. Era um homem bom e cultivava valores como a honestidade, a pontualidade, a sinceridade e a promessa realizada. Não era religioso, mas cioso de seus deveres para com os outros. Um cristão, na verdadeira acepção da palavra.
Dinâmico, apressado, correto, engraçado, esportista, profissional comprometido e competente, era querido e respeitado em Ribeirão Preto, cidade que adotou na vida adulta. Aos 18 anos, saíra de uma cidadezinha escondida no mapa, para seu primeiro emprego na megalópole São Paulo. Foi o único entre 12 irmãos a ter a coragem de enfrentar novos e inquietantes desafios. E venceu! Ensinou-me também a ter essa coragem.
O tempo se encarregou de lhe impor alguns limites. Não se preparara para isto (quem o faz?) e  reagia contra sua incapacidade. Obrigado a desenvolver a paciência e a aceitação de si mesmo, diante das limitações de seu próprio corpo, sentia agora a vida como uma sobrecarga insuportável, sem a independência de outrora.
Na madrugada de um dia, acordou, sentou-se à borda do leito, pediu água, bebeu-a e se calou. Realizou sua última queda livre na própria cama. Minha mãe pensou tratar-se de mais uma de suas brincadeiras. Não era... Desligou-se do fio da vida com a mesma pressa de sempre. Não se prendeu ao leito, nem deu trabalho aos familiares. Fez-se pássaro e voou célere para outra dimensão.



3 comentários:

  1. Gostei da homenagem que vc fez ao seu pai. Percebe-se o quanto ele foi importante em sua vida e o amor que vc lhe dedicou. PARABÉNS!
    anamargarida

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu compreendo o porquê de minha resistência ao embates da vida, sem perder a ternura, a criatividade, a suavidade, a amorosidade...

    ResponderExcluir
  3. Que beleza esse reconhecimento. Presidente.
    1 beijão
    Pessoa

    ResponderExcluir