Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de março de 2013

POR: JOÃO BRAINER ANDRADE - A DÉCADA QUE LEVOU AO MÁXIMO

 
João Brainer Clares de Andrade - Concludente de Medicina e Membro da SOBRAMES-CE 

 A DÉCADA QUE LEVOU AO MÁXIMO

 Artigo publicado no Jornal O Povo, Opinião, de 21/03/2013. p.6.

O curso médico da Uece completa 10 anos. Foram conquistas importantes desde a primeira aula, em março de 2003; e o último feito atesta a qualidade dos médicos egressos já conhecida nas unidades hospitalares de Fortaleza: a nota máxima no Enade-MEC, posicionando o curso de Medicina da Uece no 1º lugar do Ceará e no 13º do Brasil, em meio a 177 cursos de Medicina avaliados.
Tomou forma uma década de conquistas que se renovam a cada ano com a graduação exitosa de médicos de perfil ampliado e amplamente vocacionados às políticas de saúde do Ceará. Como uma mãe zelosa, a Uece, artesanalmente, moldou hoje quase 300 novos médicos que já ocupam posição de destaque, dentro e fora do Ceará.
Foram negociações e projetos que avançaram madrugadas por vários anos. Depois de criado, veio a tarefa da consolidação: era preciso marcar terreno, estampar uma marca, mostrar à sociedade que os princípios eram firmes e que nos sobrava competência. Não desistimos, não demos trégua! Com sinais verdes, amarelos e até vermelhos sendo postos ao meio do entrave, o anseio da universidade foi além: um projeto robusto, como pouco se via em outras escolas médicas pelo País, foi consagrado, incorporando tendências vanguardistas e alinhando com as políticas públicas de saúde, além de estratégias que pouco onerassem os já parcos recursos... Nascia, pois, um curso de Medicina que formaria médicos para o povo cearense, genuinamente com a cara do Ceará!
Resgatar o passado do curso de Medicina da Uece é oferecer substrato ao crescimento da formação superior pública do Estado, fazendo jus aos esforços de professores e alunos em torno de um projeto robusto afinado com a realidade do Ceará. É, assim, uma franca acepção do princípio da Universidade Estadual do Ceará em “iluminar os caminhos”, agora, voltando ao passado, retratando o presente, e sonhando com um futuro ainda mais iluminado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário