Total de visualizações de página

sábado, 18 de maio de 2013

POR: ANA MARGARIDA - A GUERRA AO ESCARRO NA LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

 
Dra. Ana Margarida Rosemberg - Médica e Secretária da SOBRAMES-CE
A GUERRA AO ESCARRO NA LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
 Publicado no Jornal do Médico em Revista - Edição nº 49, Março e Abril 2013, pág. 7.

Escarradeira pública








Quando, em 1882, Robert Koch descobriu o bacilo da tuberculose, a doença era responsável por 1/7 da mortalidade no mundo e um só tuberculoso era capaz de expelir, por dia, sete milhões de bacilos. 

O escarro, visto como o  grande veículo do bacilo, passou a ser combatido. As pessoas expectoravam abundantemente atapetando o solo, as paredes, os móveis e impregnando os lenços e as roupas. 

Era preciso conscientizar a população a mudar esse hábito. Leis foram criadas para combater o hábito de escarrar no chão e nas paredes. Surgiram grandes campanhas em diversos países do mundo em favor do uso das escarradeiras públicas e de bolso contendo líquidos antissépticos. Assim, surgiram na França, por volta de 1890, os escarradores portáteis individuais e os públicos.  
As primeiras escarradeiras eram pesadas, de difícil manejo e com abertura de diâmetro reduzido o que dificultava o ato de escarrar sem molhar suas bordas e sem formar verdadeiras estalactites. Além disso, o ácido fênico usado para neutralizar o bacilo era tóxico e exalava mal-cheiro provocando náuseas e acessos de tosse nos tísicos. As escarradeiras de diversos modelos e materiais tornaram-se objetos requintados que ornamentavam as residências dos ricos

Inúmeros cartazes com dizeres sobre o risco de escarrar no chão foram editados em vários países do mundo. No Brasil, as Ligas de Combate à Tuberculose e a Inspetoria de Profilaxia de Tuberculose (IPT) do Departamento Nacional de Saúde (DNS) do Distrito Federal encamparam esta forma de luta.
   
Criou-se uma verdadeira guerra contra o escarro chegando-se a uma histeria desencadeada pelas campanhas das instituições médicas. Em todos os países, viam-se cartazes afixados em todos os locais. Folhetos foram distribuídos às populações alertando-as sobre a transmissão da tuberculose. 

O comércio tirou proveito. Anunciavam-se escarradeiras próprias para hospitais, escritórios, fábricas, restaurantes, teatros, transportes coletivos etc. Em Paris, empresas faziam propaganda de escarradeiras de bolso e portas-lenço antissépticos descartáveis. Em Berlim, inventaram um preparado aderente para colar nas solas dos sapatos que matava os bacilos. Usavam-se impermeabilizadores de assoalhos com substancias bactericidas. 

Uma empresa internacional vendeu colchões e travesseiros com antissépticos que matavam os bacilos. Nos Estados Unidos, foi promulgada portaria proibindo escarrar nos assoalhos, plataformas das estações e viaturas públicas. Os contraventores eram multados com 25 dólares ou 10 dias de prisão. Em Viena, a multa ia de 2 a 200 coroas com prisão de 6 horas até 20 dias. Os hotéis da Europa ofereciam apartamentos sem tapetes e sem cortinas. 

Na guerra ao escarro, foi relevante o papel que as escarradeiras desempenharam. As antigas de madeira cheias de areia e serradura foram, irremediavelmente, condenadas pela higiene. Aquelas de metal, vidro ou ferro esmaltado, apesar de mais asseadas, não foram toleradas por muito tempo. Com a descoberta da quimioterapia contra a tuberculose elas caíram no esquecimento e, hoje, são peças de museus.

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg

São Paulo, 10 de abril de 2013.



Escarradeira de porcelana
Escarradeira de metal
Escarradeira de louça
Escarradeiras de residência

Nenhum comentário:

Postar um comentário