Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de maio de 2013

POR: EDGARD STEFFEN - OBELISCO DE CALÍGULA

Dr. Edgard Steffen - Médico Pediatra e Escritor

Obelisco de Calígula


... o Senhor terá um altar no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao Senhor (...) clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador e protetor que os livrará. (Isaias 19: 19-20)

A presença de um obelisco construído por faraó politeísta e transportado para Roma por imperador louco que se auto-endeusou na sede de uma religião cristã, pode estranhar muita gente. O que faz, numa área intrinsecamente cristã, um símbolo dedicado ao deus Ra, mandado construir pelo Faraó Amenemhat II? Confesso. Também estranhei. Resolvi ler sobre o assunto. Achei aspectos interessantes tanto na Internet, como nos livros de História Antiga. Na Bíblia, a profecia de Isaias (19:9 e 20) é um deles.

Calígula (Botinha) é o apelido pelo qual o imperador romano Gaio César Germânico (12 a 41 dC) ficou conhecido. Quando criança era espécie de mascote das legiões comandadas por seu respeitado pai; vestia-se como os legionários, inclusive com a caliga (bota). Assomado ao poder, tornou-se conhecido por loucuras, extravagâncias, depravações e maldades. Foi hábil nas artes da guerra, mas não aprendeu a nadar. Por sofrer de epilepsia, tinha medo de afogar-se. Esta teria sido a motivação para que mandasse construir caríssima ponte flutuante, entre os portos de Baiae e Puteoli, para atravessar montado a cavalo. Outra extravagância foi construir estrebaria de mármore, com manjedoura de marfim, para seu cavalo Incitatus, além de nomeá-lo cônsul. Quanto ao obelisco, mandou trazê-lo para compor a espinha de um circo. Não chegou a completá-lo.

Coube a Nero o mais cruel dos césares, porém, bom administrador e urbanista terminar a construção do Circus Maximus. Talvez tenha sido Nero quem mandou incendiar Roma, para reconstruí-la melhor arruada e saneada. Culpou os cristãos pelo incêndio e pode persegui-los, jogá-los às feras e até, embebidos em matéria inflamável, transformá-los em tochas para iluminação de espetáculos noturnos. No circo Calígula-Nero teria ocorrido o martírio de São Pedro.

Deve ter sido razão para Sisto V ordenar a remoção do obelisco devidamente exorcizado para a Praça do Vaticano (1586). Conduzidos pelo arquiteto Domenico Fontana, 900 homens sob pacto de silêncio (qualquer manifestação seria punida com morte), ajudados por 47 guindastes e 150 cavalos, removeram as 350 toneladas de granito rosa, medindo mais de 25 metros, e a cravaram no centro da praça.
Durante os trabalhos, pela fricção, as cordas de cânhamo quase pegaram fogo. A fumaça chamou a atenção do capitão marinheiro genovês Brescia, levando-o a romper o silêncio e gritar Acque alle funni! (Joguem água nas cordas!). Salvou o trabalho e evitou a morte de muitos. Não foi punido. Pelo contrário, a família Brescia passou a deter o monopólio do fornecimento de palmas para os Domingos de Ramos.

Dos monumentos do antigo Egito trazidos a Roma, o obelisco é o único que permanece em pé até nossos dias. Curiosidade: Não contém hieróglifos. No ápice, acrescentaram-lhe uma cruz de bronze. Na base, a inscrição: CHRISTUS VINCIT. CHRISTUS REGNAT. CHRISTUS IMPERAT. CHRISTUS AB OMNI MALO PLEBEM SUAM DEFENDAT. (Cristo vence, reina, impera e defende seu povo de todo mal). Jesus Cristo, ao pregar a bondade, assumir o sacrifício e ressuscitar, venceu impérios opressores e maldades de loucos governantes. Defenderá seu povo nestes conturbados tempos.
Boa Páscoa!

Edgard Steffen (edgard.steffen@gmail.com)

Um comentário:

  1. Dr.Edgard é Medico Pediatra e Infectologista, Prof.Titular aposentado da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Escreve semanalmente no jornal Cruzeiro do Sul há quase dez anos. Fomos contemporâneos no antigo Departamento Estadual da Criança do Estado de São Paulo. É o coordenador do Núcleo do MMCL- Movimento Médico Paulista do Cafezinho Literário em Sorocaba. Todos os artigos dele são muito interessantes e tenho às vezes dificuldade para separar alguns para indicar à nossa caríssima Presidente Celina visando sua postagem no nosso Blog. William Moffitt Harris, médico sobramista cearense de Campinas-SP.

    ResponderExcluir