Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de junho de 2013

POR: ANTERO COELHO NETO - A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO

 
Dr. Antero Coelho Neto - Médico e Membro da SOBRAMES-CE

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO
  
Publicado no jornal O POVO em 12/06/2013

Desde 2007, no dia 5 de maio de cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora a campanha internacional de higienização das mãos: “Salve vidas. Higienize as mãos”. São cinco regras de higiene das mãos que são destacadas e valorizadas para todos e, principalmente, para aqueles que manejam materiais contaminados, como os profissionais de saúde.

Neste jornal, foi publicado no dia 5 de maio passado, um artigo muito oportuno e adequado denominado Mãos limpas estarão seguras, escrito pela famacêutica-bioquímica, Luciana Barbosa, que destaca a data e as diferentes maneiras de evitar doenças lavando as suas mãos.

Lembro, para os meus leitores antigos, o destaque que sempre faço para os autocuidados, em geral, e sua importância na promoção da nossa própria saúde.

No meu artigo Lavem as mãos, publicado também neste periódico, no dia 22/6/97, já fiz um destaque especial para esta prática humana. Tema que defendo com muita ênfase, há muitos anos. Com a campanha criada pela OMS/OPS, da qual fui representante nacional na Colômbia e consultor na Venezuela, durante vários anos, a minha alegria foi muito grande e a certeza de ter e estar lutando por uma causa certa e adequada para o brasileiro. Pena que o denominado “autocuidado: práticas com o corpo” seja tão esquecido pelas pessoas, quando sabemos de sua importância e que pode evitar uma enorme quantidade de enfermidades e acidentes.

Lavar as mãos é prática esquecida e até mal utilizada pelos próprios profissionais da saúde, principalmente quando trabalhando em hospitais. E agora fico na dúvida do que devo fazer para conseguir a aceitação de uma outra causa que julgo tão correta e tão importante: a de lavar as narinas.

As pessoas lavam as mãos, a boca, os olhos, utilizam cotonetes com anticerume nos ouvidos, limpam e lavam ânus e vagina e nada fazem em suas narinas. A nossa proposta é também a criação de uma campanha internacional, “Salve vidas. Higienize as narinas”, com o Dia Mundial das Narinas Limpas.

Lavando as cavidades nasais, que acumulam mucosidades e resíduos da poluição, desobstruímos os orifícios de drenagem dos seios faciais evitando a sinusite, alergias e rinites, fazemos a assepsia do local, importante para evitar gripes e resfriados. Essa limpeza também estimula os olhos e até melhora a visão.

Existem diferentes e conhecidas técnicas, na ioga, algumas milenares, de lavagem de narinas, “desentupirem” as narinas como elas proclamam. Mas a simples lavagem diária das mesmas, de resultados comprovadamente demonstrados, não constitui prática constante.

E a nossa recomendação é a lavagem simples com água e sabão liquido, utilizando os nossos próprios dedos, por exemplo. Besteira, tolice, muitos estarão pensando e dizendo. “Deselegante” até pode ser, mas os resultados são muitos e importantes.

Tenho certeza de ter evitado muitos resfriados, alergias e sinusites. Acreditem, e hoje, no Dia dos Namorados, passem esses hábitos de práticas físicas de autocuidado para o seu companheiro ou companheira. Eles viverão mais e melhor, e também não transmitirão as doenças para vocês.

Antero Coelho  
acoelho@secrel.com.br
Médico e professor

Um comentário:

  1. Caro Prof Antero Coelho Neto,

    Compartilhei no meu facebook por achar assunto da maior relevância. É verdade, cuidados com a saúde, não necessariamente são coisas complicadas.Às vezes, medidas tão simples, previnem problemas seríssimos para tratar.

    Fátima Azevêdo
    Médica e Prof da FAMED-UFC

    ResponderExcluir