Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

POR: FONTENELE AZEVEDO - MUTATIS MUTANDIS



Dr. Fontenele Azevedo - Médico e Membro da SOBRAMES-CE
MUTATIS  MUTANDIS...

              Michael Bloomberg,  prefeito de Nova York, adora seu  helicóptero Agusta SPA A109S de US$ 4,5 milhões, em que viaja nos dias de folga para sua casa de verão.  O  SPA A109S é um pouco mais barato que  o  Agusta  do governo do Rio de Janeiro que custou ao erário apenas R$ 19 milhões ( +/- 9,5 milhões de dólares )... É nessa suíte voadora que o sr.  Sérgio Cabral viaja com a família, os amigos, os filhos dos amigos, as babás  e até com o Juquinha, seu cachorro, para sua casa de praia em Mangaratiba,  a 100km da capital carioca. 
      As manifestações populares de junho se iniciaram timidamente em São Paulo, com pauta única de reivindicação  - equivocada no meu entender, mas isso é outra história - do movimento passe livre: tarifa zero no transporte público. Mas o poder de comunicação instantânea das redes sociais na internet logo as transformaram num evento nacional que se espalhou como um rastilho de pólvora, primeiro nas cidades-capitais e imediatamente depois nos centros urbanos do interior do país. E com demanda também ampliada, em que se  exigiu quase tudo: o fim da  corrupção,  a prisão dos  mensaleiros,  uma CPI para os gastos com a copa do mundo, o fim dos privilégios das autoridades (?), etc, etc, etc, ... Aqui em Sobral teve gente que levantou cartaz e faixa pedindo até a redução do preço da cerveja nas noites de quinta-sem- lei; vamos deixar isso por conta da irreverência nata dos cearenses. Mas enquanto o Brasil fervia na combustão  espontânea da cidadania, figuras carimbadas da política voavam às nossas custas nos céus de brigadeiro da nação, nos boeings  e jatos da FAB e nos Agustas estatais. Teve até viagem internacional custeada pelo erário do nosso Ceará milionário; afinal, sou(mos) de carne e osso e, fisicamente, preciso(amos) às vezes de um descanso, não é mesmo?

            É  isso mesmo, meu caros: ao contrário do que cantou Luiz Gonzaga há muitos anos, no Ceará tem disso sim!  Tem  vôo de férias maquiado com agenda oficial;  tem vôo  turístico internacional contemplando até a sogra; e tem muitos, muitos vôos domésticos realizados para o interland cearense, preferentemente pra cá pra Sobral, a bordo dos helicópteros (modelo Agusta também? Não sei) oficiais. Para a maioria destes últimos, nem agenda (de governo), maquiada ou não, pode ser conferida. E nas que há (?) eu não sei como está  discriminado  o trajeto aéreo entre Sobral e o heliporto existente na residência de veraneio particular do sr. Cid Ferreira Gomes, na cidade serrana da Meruoca, a 15km de Sobral.

            Mangaratiba ou Meruoca, não importa; o que importa é que nem a explicação do direito ao descanso, sozinho ou com familiares e apaniguados; nem a de que os retiros às suas estâncias de lazer se fazem imperativos para discutir política, se sustentam diante do que se entende por probidade administrativa. Juridicamente, uma vez investigadas pelo Ministério Público, tais ações motivariam  perda de mandato; aqui no Ceará, lá no Rio e em qualquer lugar do Brasil, porque todos somos subordinados igualmente ( ou pelo menos deveríamos ser) às leis em geral e em particular à Constituição Federal.

            Eu não sei, nem pelas redes sociais, nem pela grande imprensa, como andam as investigações do Ministério Público carioca sobre as improbidades do Cabral. O que soube é que depois das denúncias da revista Veja -sempre ela- ele desistiu de ir dar expediente no palácio Guanabara, a 7km de distância apenas do seu apartamento, utilizando o Agusta oficial de 19 milhões de reais.  Quanto a nós contribuintes cearenses, a se julgar pela farra aérea do governador e de todo o seu staff durante a última campanha política em Sobral, sob a vista complacente do MP e o olhar embevecido e maravilhado dos seus conterrâneos, parece que nem as suas viagens de fim-de-semana até o seu ninho na Meruoca ele precisa retirar da sua agenda particular.

            A propósito do prefeito de Nova York e suas viagens de helicóptero: o Agusta que ele usa é propriedade particular dele; ele é milionário de berço. Não tão milionário quanto nosso Ceará do Centro de Eventos, Aquário e Arena Castelão, mas, ainda assim, um milionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário