Total de visualizações de página

domingo, 29 de dezembro de 2013

POR: HELDER MARTINS - CONTAR CLINICANDO

Contar Clinicando                             

Introdução
Dr. Aldino Muianga

Por: Aldino Muianga
Na generalidade o profissional de Saúde sempre acalentou o sonho de registar as suas experiências com os pacientes; porém, numa perspectiva que se situasse fora do território formal das unidades sanitárias. Aquelas experiências para-clínicas acumuladas seriam – e é assim que nós desejamos que elas sejam – o fio condutor da relação médico/paciente para o lado humano e social, porque cremos que, por detrás de cada história existe sempre outra história. E é nessas “outras histórias” onde muitas vezes achamos o bálsamo que no sub-consciente desanuvia os dramas do quotidiano, onde se desintrincam os novelos da psicologia dos pacientes e fazem-nos perceber quão complexa pode ser a natureza humana ou quanta grandeza se oculta numa palavra, ou ainda em gestos simples como aqueles que vão discorrer ao longo das narrativas nesta coluna.
Contar Clinicando constitui uma digressão ao “outro lado” dos enfermos, espaço onde ele ou ela se redescobre e reencontra, e onde o profissional de saúde reconquista a sua dimensão de ser social.
Assim sendo, vamos então contar clinicando.

------------------------------------------------------------------------------------

Contar Clinicando:
«Os bebés que dormem no ventre das mães…»                                                                                                                  
Dr. Helder Martins
                                                                                                                             Por: 
 Helder MARTINS


Publicado no informativo de dezembro/2013 da AMEAM (Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique)

Esta publicação foi autorizada pelo autor, Prof. Helder Martins.


No longínquo ano de 1962, quando era ainda um jovem médico, fui trabalhar em Marrocos. Fui colocado no Hospital de Bou Izakarn, um Oásis no Sul de Marrocos, no Deserto do Saará, a 200Km da capital da Província de Agadir, que se situava junto da costa. Chegado a Agadir, pedi ao Médico Chefe Provincial para me autorizar a ficar no Hospital Provincial, algum tempo, para me familiarizar com o Sistema de Saúde marroquino e com os hábitos culturais da população. Era o meu primeiro contacto com um país, com o Islão como religião de Estado, o que condicionava muito a cultura das populações e as suas percepções sobre a Saúde e a Doença. O Médico Chefe Provincial concordou e acabei por ficar um mês.
Agadir era uma cidade que, 2 anos e meio antes, tinha sido devastada por um terrível terramoto. Só cerca de 25% da população sobreviveu. Quase todas as famílias tinham sido afectadas.
Aproveito fazer um parêntesis para contar uma estória verídica que ocorreu durante o terramoto. Este aconteceu pouco depois da meia-noite, duma noite de lua cheia. Um dos edifícios mais afectados, situado mesmo no epicentro do terramoto, foi um hotel de 12 andares situado perto da praia, que estava cheio. Ruiu completamente, como um castelo de cartas, e todos os ocupantes (em grande parte turistas) faleceram. Entre os hóspedes do hotel havia um jovem casal de franceses, recém-casados, que passavam a lua-de-mel. Estava uma noite quente e como já indiquei de lua cheia. Um pouco antes da meia-noite, a recém-casada achou que seria muito romântico e idílico ter relações sexuais na praia, dentro de água. O marido preferia o conforto da cama, mas ela insistiu no seu desejo e ele gentilmente acedeu. Foram os únicos sobreviventes do hotel. No meio do seu delírio sexual assistiram ao hotel a desmoronar-se. O noivo achou que daí em diante devia ceder a todos os caprichos da esposa. Não era caso para menos...!
Voltando à minha narrativa: Logo no primeiro dia, no Hospital de Agadir dou com uma médica portuguesa minha amiga dos tempos de Faculdade, muito embora ela estivesse uns anos à minha frente. Foi uma grande alegria. Ela era a Ginecologista do Hospital e foi com ela que comecei a trabalhar. Ela deu-me as primeiras orientações e foi uma ajuda extraordinária, para me fazer penetrar nos meandros daquela cultura e daquele modo de vida.
Antes de iniciar a consulta, a minha amiga explicou-me uma crença existente naquela população, de que, durante a gravidez, os fetos podiam «adormecer no ventre das mães e voltar a acordar mais tarde». As causas desse adormecimento e posterior acordar estavam em relação com acontecimentos mais ou menos felizes ou infelizes da vida do casal.
Uns meses mais tarde, comecei a ler o Corão e percebi donde vinha essa crença. Na realidade o Corão é um tratado de Direito. Maomé, o Profeta, ia fazendo justiça, à medida que os casos lhe eram apresentados e o Corão contém toda essa jurisprudência. Uma vez, confrontado com um caso complicado, de heranças de uma criança nascida muito tempo depois do alegado pai ter morrido, Maomé, para evitar confusões, declarou que a gravidez durava normalmente 9 meses, mas excepcionalmente, podia durar mais, até 5 anos. Daí esta crença dos «bebés que dormem nos ventres das mães». O certo é que essa crença resolve a vida de muita gente.
Quando a minha amiga começou a consulta, a primeira cliente era uma viúva, com uma gravidez de 4 meses, que dizia estar grávida do marido, falecido no terramoto, 2 anos e meio antes. Com o desgosto da morte do pai, o feto teria ficado a dormir e agora acordara de novo. Ela só não sabia porquê.

A minha amiga explicou-lhe que, ela podia dar aquela explicação a quem quisesse, mas nós médicos sabíamos que ela tinha tido relações sexuais, 4 meses atrás e, de certeza, não tinha sido com o defunto marido. Mas não serviu de nada. Ela continuou a jurar a pés juntos, que nunca tinha conhecido outro homem, senão o defunto marido. 
Durante a minha actividade clínica de um ano em Marrocos e mais tarde de 2 anos na Argélia, tive que fazer face a vários casos de «bebés que dormem no ventre das mães». Essa crença arranjava sempre a vida de alguém!

2 comentários:

  1. É bastante interessante conhecermos as lendas que coexistem com a realidade a fim de mascará-la. No mesmo teor temos no Brasil a lenda do peixe-boi que desvirgina mocinhas incautas e as engravida.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essas lendas de cada cultura. Se aqui no Brasil os bebês dormissem no ventre materno, muitas gestantes dormiriam e acordariam tranquilas.

    ResponderExcluir