Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

POR: JOSÉ MARIA CHAVES - COFIAR, DESCO(N)FIANDO



Dr. José Maria Chaves - Médico e Ex-Presidente da Sobrames-CE



                                    Cofiar, desco(n)fiando

           

Acordo, quando o reflexo miccional me impõe, por volta das quatro horas. A minha bexiga urinária parece cronometrada. Sempre observa esse horário da madrugada, para impingir-me a obrigação de esvaziá-la. É, também nesse tempo, que inicio o meu dia, pois debalde seria esforço para novamente conciliar o sono. Já nem insisto mais. Trato logo de permanecer no banheiro, afim de complementar com as outras atividades matinais, traduzidas pelo banho frio (enxampuzando  a cabeça) e pela famigerada barba a fazer. Aliás, eu tenho discutido muito sobre o que é mais desagradável, se uma menstruação por mês, para a mulher, ou o aborrecido barbear diário para o homem. Às vezes, aposto na segunda opção, sobretudo para os hirsutos, que sempre precisam se escanhoar duas vezes no mesmo dia.

            Mas, vamos ao que interessa. Durante toda a minha vida de rapazola, caprichei na feitura de um bigode- estilo Clark Gable- com uma diminuta separação mediana, identificando, clara e separadamente, os dois “braços” do dito cujo. Costumeiramente me saía bastante trabalhoso, exigindo uma habilidade artesanal a toda prova, para que eu pudesse me sentir mais atraente. Com o tempo, o bigode ( com o tira aqui, tira ali) foi afinando, e, sempre mais crescente nas pontas, para as quais adquiri o hábito de cofiá-las. Tornou-se, até mesmo, uma mania; volta e meia, lá estava eu segurando e torcendo a ponta do bigodinho, ora do lado direito, ora do lado esquerdo. Felizmente, bem a tempo, comecei a desconfiar do modo senil de meu comportamento, e, se desconfiar era preciso, melhor seria sacrificá-lo. Uma madrugada, por volta das quatro e meia, ao som do rádio, no banheiro, sempre ligado em volume baixo, ouvindo Fascinação na voz de Galhardo, empunhei a gilete e... adeus bigode. Contemplei-me no espelho do lavatório, e, considerei meu semblante mais jovem. Senti- me... mais apreciável.

  José Maria Chaves

2 comentários:

  1. QUE SUSTO, MEU PROFESSOR, PENSEI QUE A "GILETE", NA REALIDADE GILLETTE, FIZESSE A VEZ DAS GUILHOTINAS A CORTAR "CABEÇAS" .
    UFA!!!!!!!! ADEUS BIGODE... AINDA BEM!

    ResponderExcluir
  2. "Eta colega vaidoso! William Harris, Campinas-SP"

    ResponderExcluir