Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

POR: ANA MARGARIDA ROSEMBERG - PASSAGENS POR PARIS, NO MASP.

 
Dra. Ana Margarida Rosemberg - Médica e Secretária da Sobrames-CE


Rosa e Azul ou As Meninas Cahen d'Anvers
Renoir - 1881 - 119x74cm - MASP-SP-Brasil


Damas em Giverny (óleo sobre tela - 47x59cm - 2005)
Quadro pintado por Washington Maguetas, imaginando como estariam estas duas irmãs de rosa e azul
após alguns anos, visitando os jardins da casa de Monet na cidade de Giverny, na França.

http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo/rosa-e-azul/
Magali e Mônica de Rosa e Azul
Versão pintada por Maurício de Souza em 1989, após ver pessoas tentando
copiar o quadro original durante uma exposição no MASP.
Após esta idéia, Maurício de Souza fez uma exposição e um livro chamado
"História em Quadrões", com paródia da obra de diversos artistas utilizando
seus personagens.

http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo/rosa-e-azul/

              PASSAGENS POR PARIS, NO MASP

Estive no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubrieant (MASP), na terça-feira, 25/02/2014, e visitei a Mostra PASSAGENS POR PARIS. 
O título  inspira-se em uma citação de Walter Benjamin em seu ensaio “Paris, capital do século XIX”.  A exposição interage com “A arte do detalhe (e depois, nada)”, em cartaz desde o inicio de novembro. 
Passagens por Paris propõe um passeio pela arte moderna, com obras feitas entre 1866 e 1948 por artistas icônicos do período: Manet, Degas, Monet, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, Modigliani, Portinari, Rego Monteiro e outros. 
Várias obras de arte me causaram profunda impressão, mas, para homenagear Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi idealizadores do MASP,  vou me deter na obra “Rosa e Azul” de Renoir. Esta obra foi adquirida pelo MASP, em 7 de julho de 1952, no dia do meu segundo aniversário de nascimento, com recursos doados por Assis Chateaubriand. 
Rosa e Azul, também intitulada “As Meninas Cahen d’Anvers”, é uma célebre pintura a óleo sobre tela, 119 cm x 74 cm, do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. 
A pintura, que foi produzida em 1881, em Paris, retrata as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers e é considerada um dos mais populares ícones da coleção do MASP. 
Elisabeth é a menina loira, de seis anos, nascida em dezembro de 1874, e Alice, de cinco anos, nascida em fevereiro de 1876.  Alice viveu até os 89 anos e morreu em Nice, em 1965. Elisabeth teve um destino trágico. Divorciada do primeiro marido, o diplomata e conde Jean de Forceville, casou-se com Alfred Émile Denfert Rochereau, de quem também se divorciou. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ela foi enviada para Auschwitz, devido à sua origem judaica, e morreu a caminho do campo de concentração, em março de 1944, aos 69 anos.
O retrato das meninas Cahen d’Anvers angariou a simpatia dos visitantes do MASP, tornando-se uma das mais populares e apreciadas obras do museu e uma fonte de inspiração para outros pintores. Artistas contemporâneos como Washington Maguetas e Cirton Genaro, entre outros, produziram trabalhos baseados na obra. Em 1989, o quadrinista Maurício de Sousa também fez uma reinterpretação de "As Meninas Cahen d’Anvers", intitulada Magali e Mônica de Rosa e Azul, onde as populares personagens dos quadrinhos infantis aparecem ocupando o lugar de Alice e Elisabeth na pintura. 

Fontes:   http://masp.art.br/2013/masp_visite
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_e_Azul_%28Renoir%29



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Respeitosa Dra. Ana Margarida
      Com muita alegria e emoção acabo de ler seu narrativo texto de fundo histórico referente às meninas -Rosa e Azul de Renoi


      - Alegre pelo fato de ter recordado ou talvez reunido relatos dessa linda história pela primeira vez sobre a dimensão de tão expressiva pintura e emocionado pelo desfecho das queridas meninas.
      São fatos da sua e da cultura do mundo muito bem retratados nesse texto.
      Aproveito para saudá-la pela magnitude da construção e alimentação do Blog da Sobrames Ceará. A senhora pode ter a certeza que esse nobre instrumento tem desciminado a cultura e a literatura que envolve os médicos escritores.
      Meus parabéns e boa viagem. Atenciosamente
      Luiz Alberto Soares – Rio Grande do Sul

      Excluir
    2. Fico feliz por ter agradado e agradeço os comentários dos colegas.
      abraço
      anamargarida

      Excluir