Total de visualizações de página

sábado, 22 de fevereiro de 2014

POR: WILLIAM MOFFITT HARRIS - DO QUE TÊM MEDO OS ANÔNIMOS?


                             
 

DO QUE TÊM MEDO OS ANÔNIMOS?

William Moffitt Harris, Membro Titular, Sobrames-CE

Médico Pediatra Sanitarista (aposentado) – Campinas-SP

e-mail: mmclbilly@gmail.com

 

É bastante comum observar-se em alguns artigos publicados em jornais, revistas e blogs a falta dos nomes de seus autores.  A Lei da Imprensa é clara e pesa a responsabilidade de seu conteúdo nos ombros dos responsáveis das publicações, como o é no caso dos editoriais anônimos, por exemplo.

Aproximam-se as eleições para a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Sobrames-CE e, em aditamento às diversas manifestações de minha autoria, em comentários a postagens do nosso Blog e no “quase prefácio” da “Antologia” da Sobrames-CE de 2013, além de várias correspondências com amigos da entidade, é meu desejo, neste momento, tecer alguns comentários tangentes ao assunto em epígrafe.

Não me foi revelada a composição da Comissão Eleitoral, responsável pela elaboração do Edital, mas certamente o será por pessoas idôneas interessadas em manter o alto nível produtivo e preclaro da nossa atual Presidente. Não permitirão qualquer deslize que viria a conspurcar o bom nome de nossa agremiação ou desfazer coisas já consolidadas ou mesmo deixar com que se apresentem candidatos incompetentes, mais interessados em se autopromover e capazes de se coroar com os louros daquilo que já foi feito.

Filas e horários sem tumulto, com fiscalização contínua, listas de presença e outras medidas, como se faz nas eleições brasileiras em todos os níveis, uma clara definição quanto à validade de votos de enfermos e viajantes ou residentes, de membros titulares, por carta ou procuração válida escrita ou verbal testemunhada, são praticamente imprescindíveis no caso de haver mais de uma chapa. Deverão somente votar membros titulares há mais de um ano e  em dia com suas anuidades. Não poderão votar familiares não membros titulares, menores de idade, amigos e visitantes.

Na minha concepção democrática a lista de votantes deverá ser tornada pública, incluindo qual chapa foi escolhida. SOU RADICALMENTE CONTRA O VOTO SECRETO EM QUALQUER INSTÂNCIA. Excluo deste contexto, evidentemente, o desapreço de eleitores por algum componente da chapa, a fim de evitar constrangimentos. Em caso de votação oral, como já vi em reuniões acadêmicas, mesmo não havendo aclamação, são altamente prestigiadas as “declarações de voto” que, muitas vezes, mudam a orientação dos eleitores que poderão, em segundo turno, alterar seu voto.

Um comentário:

  1. Prezado Dr. William,
    Agradeço-lhe o elogio à minha gestão. Contudo, devo muito às pessoas dedicadas e competentes que se encontram junto a mim. Apreciei suas ponderações e o zelo que o senhor sempre manifesta em relação à Sobrames, de modo geral. Seu texto merece uma reflexão atenta no sentido de preservarmos a idoneidade da associação, nao apenas no processo eleitoral, mas em todos os segmentos que ela contempla. Muito obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir