Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de março de 2014

POR: ANTERO COELHO NETO - PALAVRAS E MOMENTOS

 
Dr. Antero Coelho Neto - Médico e Membro da Sobrames-CE
PALAVRAS E MOMENTOS
                       Publicado no Jornal "O POVO" 05/03/2014

Ao se analisar os diferentes aspectos das relações humanas, facilmente  constatamos que dois são os elementos fundamentais: as “Palavras” e os “Momentos”.
As palavras, para expressarem os vários elementos da vida, o que queremos informar, realizar, solicitar e tudo o mais que se pretende comunicar. Através delas podemos até alcançar o inusitado e o êxito de nossa vida. Considero dois tipos de palavras escritas e faladas: as “que valeram a pena” e as “que usamos sempre na vida diária e são comuns na comunicação”.
Para mim, as que valem a pena são aquelas que valorizei e escrevi em artigos, crônicas e livros, onde destaco a saúde, a educação do brasileiro, o desenvolvimento do Brasil e do Mundo de um modo geral e meus 15 anos de programas no Rádio, com palavras faladas e gravadas, sobre Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Longevidade. 
Como maneira de comunicar, temos diferentes tipos: dos sentimentos, da vida, as religiosas, dos versos e poemas, ditas de amor, etc.
Vários e importantes personalidades do Brasil e do mundo, são maestros da palavra e com elas conquistam o êxito, o sucesso e o elogio durante a vida, ou mesmo após morrerem. 
O Momento deve ser mais entendido como instante diferente, ocasião própria, episódio de mutação ou situação característica, do que como um período de tempo. São de momentos que o homem se desenvolve e se transforma na sua evolução biológica, fisiológica, psicológica, comportamental e também energética.
O Momento é muito importante na nossa vida. Claro que o momento guarda algum tipo de relação com o tempo linear (milênio, século, ano, mês, etc.), mas é um relacionamento vinculado, fundamentalmente, à  transformação, ao que é importante, ao que permanece em matéria ou no pensamento das pessoas e não a uma seqüência de atos e fatos que não valeram a pena.
 Ninguém se  lembra dos períodos de tempos que não estão em relação com transformações. Que valem se não ficam na lembrança e não se materializam de alguma maneira?
O corpo e a energia que possuímos se desenvolvem em função das forças dos momentos e não linearmente com a força do  tempo cronológico.
O momento, portanto, significa também a interiorização e a exteriorização de emoções, enquanto a palavra transformação indica  a materialização, do fato e das situações.  Seria como que  um lado e outro da  própria personalidade humana, ora um, ora outro. Num momento o sentimental e logo a seguir o indivíduo objetivo que deseja realizar, mudar, transformar. Principalmente se é um ser geminiano puro como eu. E o Signo, vale mesmo?
Transformações são, portanto, as mudanças permanentes ou duradouras. São sentidas, comentadas e evidenciadas pelas pessoas, pelos nossos amigos, pelo povo. O que não for assim é apenas um fato, um ato, ou situação sem maior significado.   Transformar, portanto, é que  deve ser o grande desafio de todos nós. Vamos transformar algumas  situações atuais de nosso Brasil ?
Por isso torna-se muito importante que os Momentos sejam gravados, através de livros, jornais, revistas, fotos, gravações, pinturas, esculturas etc. Digo sempre: se assim não for, existiram, mas passaram, não existem mais. Que fiquem pelo menos na memória de cada pessoa. Pelo menos até... quando?
E você, amigo carnavalesco, como se foi? Muitas palavras cantadas e momentos alegres e felizes? Você gravou esses momentos? Não?  

Antero Coelho Neto
Médico e Professor






Nenhum comentário:

Postar um comentário