Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

POR: EMMANUELY MACEDO - A LIÇÃO DE ETERNIZAR

Dra. Emmanuely Macedo - Médica e Membro da Sobrames-CE

                              A LIÇÃO DE ETERNIZAR

            De todas as lições proporcionadas pelo ano que se finda, uma destacou-se aos apaixonados por literatura: aprender a eternizar os grandes escritores que, como diria Guimarães Rosa, em sua delicada definição, não morreram, mas ficaram encantados.

            São justamente as partidas que nos ensinam que viver é apenas completar os ciclos infinitos da existência. Que mais importante que a ciência de nascer e morrer, é a capacidade de fazer desse intervalo uma experiência de sabedoria e um plantio de boas sementes para as gerações futuras.

            Assim fizeram Ubaldo, Ariano, Rubem e Manoel. Deixaram para nós a certeza de que nosso coração humano possui uma enorme capacidade de criar belezas e encantamentos e de que jamais podemos esquecer do nosso potencial de reverenciar e recriar a vida.

            Ubaldo Ribeiro marcou sua passagem com sua reconhecida habilidade de reinventar um país e demarcar fatos sociais com histórias e ironias. Ariano Suassuna presenteou-nos com sua marcada alma nordestina e sua capacidade de falar de forma cômica e dramatizada sobre grandes mazelas da humanidade, revolucionando um passeio entre teatro e literatura.

            Rubem Alves, o psicanalista, filósofo e teólogo que, com simplicidade e leveza, só sabia definir-se como o menino que amava os ipês amarelos, por reconhecer que somos aquilo que amamos. Dizia que escrever era sua forma de ficar por aqui, e, assim, ficou. Ficou em cada palavra que escolheu para falar sobre a beleza das coisas, o prazer de educar e a magia de aprender.

            E o ano termina com a despedida a Manoel de Barros, o poeta que nos enriqueceu cantando a natureza, os mistérios dos passarinhos, o olhar lúdico sobre os sons, as cores e os aromas. O homem que amou as insignificâncias e que soube simplificar as nossas complexidades.

            A eles, a nossa gratidão por todos os horizontes que aqui deixaram. A nós, a missão de torná-los cada vez mais amplos e iluminados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário