Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

POR: SEBASTIÃO DIÓGENES - Bilhete ao Pedro Henrique Saraiva Leão

 
Dr. Sebastião Diógenes- Médico e Tesoureiro da Sobrames-CE
    Para entender o bilhete, devo confessar que sou leitor assíduo do poeta Pedro Henrique. Conheço-lhe bem a arte literária, até as palavras que gosta de usar. Certa vez disse-lhe: “Como o mestre gosta de ‘destarte’!...”. Respondeu-me sem detença: “Adoro, e a prima ‘dessarte’ também”. Desde então, quando nos encontramos na Academia Cearense de Medicina, elencamos palavras agradáveis e aquelas desagradáveis aos nossos ouvidos. Brincadeira de quem vive das palavras.
 Prezado poeta,
Bom dia!
    Conforme lhe falei durante a caminhada na Praça das Flores, tive a honra de fazer a apresentação do livro do Dr. Martinho. Não comentei, porém, sobre um fato inusitado. Quando trabalhava no texto ocorreu-me um fenômeno que julguei sobrenatural. Na tarefa de escrever, sempre o faço com o amigo Houaiss ao meu lado. É o meu protetor. Pois bem, em determinado momento, quando iniciava um período com o conectivo “deste modo”, eis que o Houaiss começou a tremer. Pensei tratar-se de terremoto. Logo percebi que nada mais se mexia em sua volta, só o volumoso Houaiss tremia. De repente, o dicionário se abre. E o que vejo? “Destarte” furiosa, alegando que eu jamais a usara em meus textos. Falou mal da minha pena, e acusou-me de ignorante, que não dominava a bela classe dos advérbios. Fez-se grande! Citou o nome do nobre colega Pedro Henrique demonstrando intimidades, exaltando a sua (dela) contribuição na qualidade literária do notável poeta.  Dada à perplexidade de que fui tomado, fiquei paralisado, e levei alguns segundos para reagir. Não houve jeito, rendi-me. O estimado dicionário corria sérios riscos com os impropérios da insurrecta palavra. Substituí a locução supracitada por “destarte”, pois, inconformada estava com o meu desprezo. Roguei à revolucionária que ficasse calada, senão contaminaria o Houaiss com palavras insubmissas, reivindicando soberania nos meus textos, especialmente “outrossim”, vocábulo da mesma classe, e  que não tolero. Afiançou-me, de letrinhas juntas, fidelidade plena, desde que da sua prima “dessarte” não esquecesse. Não resisti: capitulei! E o Houaiss quedo ficou!  
Do seu admirador
Sebastião Diógenes.
29-08-2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário